terça-feira, 8 de outubro de 2013

RUPTURA (COMERCIAL E OPERACIONAL/LOGÍSTICA)

Como um dos grandes vilões de perda de vendas de um Supermercado, a Ruptura pode deixar uma marca bem grande de ineficiência e perda de clientes. Mas o que é essa tal de “ruptura”?

Você já foi a um Supermercado comprar um produto que você está acostumado ou que deseja naquele momento e não encontrou. Pois é. Se acontecer,  isso é Ruptura. Além de o cliente ser obrigado a partir para outra marca ele pode simplesmente abandonar a compra e se dirigir a outra loja, daí o prejuízo pode ficar bem maior para o Supermercado que, além de perder a venda, perde o cliente também.

Existem três tipos de ruptura. A Comercial, a Operacional e a de Logística:

Ruptura Operacional: Entendo que ruptura operacional é aquela que a mercadoria não está na área de vendas, porém existe seu estoque na Loja. Isso retrata um problema de reposição de mercadoria para a área de vendas.

Ruptura de Logística: Para quem tem uma Central de Distribuição ou Depósito Central, a ruptura pode ser causada pela falta de abastecimento da mercadoria para a Loja por alguma deficiência no transporte ou pela própria ineficiência da Central de Distribuição.  

Ruptura Comercial: Significa que a mercadoria não está na área de vendas e também não possui estoque dessa mercadoria na empresa (Loja e CD). Ela pode ser causada por ineficiência do comprador ou por problemas de entrega do fornecedor ou outro motivo.

O Supermercado pode ganhar muito evitando a ruptura, para isso deve controlar seu estoque treinando seus repositores e fazendo uma compra eficiente.





Valeu...

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