quinta-feira, 19 de julho de 2018

Há controle das transferências internas de mercadorias de consumo e produção interna? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE


m) Há controle das transferências internas de mercadorias de consumo e produção interna?

Esse detalhe, embora seja muito importante, é muito desprezado pelos administradores de loja. Toda a mercadoria que for utilizada como consumo interno ou for utilizada para produção na padaria deve ser transferida e direcionada para tal. Além de impactos no seu número de estoque, ela também afeta a parte fiscal.

As mercadorias transferidas para consumo interno, como por exemplo leite para o café da manhã dos funcionários, pão, arroz etc, bem como o material de limpeza da loja devem ser transferidos no sistema e emitido uma nota fiscal para que o imposto creditado na compra da mercadoria seja estornado e o saldo de estoque disponível para venda ajustado.

No caso das mercadorias transferidas para a produção, da mesma forma, devem ser transferidas para um estoque de insumo, visto que elas serão consumidas para produção de outras mercadorias. Essa transferência também deve ter nota fiscal emitida para o estorno do imposto visto que elas também não serão vendidas. Sai do estoque disponível para vendas e entra no estoque de insumo. No estoque de insumo o seu saldo será baixado com a produção da receita do novo produto.

No caso da emissão da nota fiscal, nem todas as empresas são obrigadas a emiti-las, cada uma deve consultar seu contador para orientações. Mas se você quer ter um saldo de estoque real, esse procedimento tem que ser executado no sistema de controle de estoque ou ERP.



Valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário