segunda-feira, 30 de julho de 2018

n) Controla as entradas através da Nota Fiscal? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE


n) Controla as entradas através da Nota Fiscal?

Pergunta bem simples, mas o impacto terrível na conferência de mercadorias no Recebimento. Esse procedimento é muito utilizado por muitas lojas, pois não requer muito controle e a partir do documento de entrega da mercadoria (DANF) efetua-se a contagem das mercadorias e procede a entrada no estoque da loja. Confiando simplesmente no funcionário que executa o procedimento e que já trabalha na empresa há bastante tempo.

O risco desse procedimento é que ele pode gerar muitos prejuízos e quebra para a empresa. Apesar de o funcionário ser de extrema confiança, ele é humano e poder cometer erros de lançamento e até de contagem. Há riscos também de o funcionário não contar. Ele pode simplesmente colocar um “” frio, como chamamos na auditoria, para mostrar que foi conferido, num caso de um setor com poucos funcionários e muitos veículos para conferir.

Com o setor de recebimento não se “brinca”, você deve ter bastante atenção e segurança na conferência. A maioria dos ERP´s de supermercados já têm os chamados “conferência cega”, da qual já falei em outros textos aqui no blog. Esse procedimento pode evitar muitas perdas da empresa que são geradas por negligência e erro, ou até mesmo fraudes que possam comprometer seus negócios e fazer você perder muito dinheiro.

Se você possui esse tipo de procedimento, você está perdendo dinheiro, pois ele se torna uma ralo sem fim. Neste caso procure investir na segurança, pois você vai sentir que vale a pena.


Valeu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário