quarta-feira, 1 de agosto de 2018

o) Utiliza algo como, guia cega, para conferência do recebimento? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE


o) Utiliza algo como, guia cega, para conferência do recebimento?

Mais uma vez falando nesse assunto. Como já vimos em outros textos sobre Conferência Cega, não quero ser repetitivo, mas esse assunto é muito importante no que se diz respeito a controle de estoque, quebra e segurança no procedimento de recebimento de mercadorias. Pois a Guia Cega ou recebimento Cego é o procedimento que garante que a conferência de mercadoria está sendo efetuada corretamente e com segurança.

Esse processo, como já disse, é encontrado na maioria dos ERP´s que existem no mercado, mas o ERP por si só não implanta nada sozinho, depende do processo e das pessoas que trabalham na empresa.  

Trata-se de um processo simples onde o conferente não tem acesso a Nota Fiscal e faz a conferência através de um relatório, no qual não consta a quantidade de produtos que está sendo entregue pelos fornecedores, mas sim a lista de produtos. Com esse relatório o conferente confere as mercadorias que estão sendo entregue e anota na guia cega e depois entrega no CPD da loja para inserção das quantidades no Sistema. O Sistema é quem faz a checagem se as quantidades batem com a Nota Fiscal e libera uma crítica. Se houver necessidade emite nova guia para contagem das divergências, se não, libera a entrada da nota fiscal no sistema e completa o recebimento.

Se você não tem esse processo em operação, faça um esforço para implantá-lo, visto que com ele você terá maior confiabilidade no seu número de estoque e também vai reduzir suas quebras.


Valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário