terça-feira, 17 de julho de 2018

l) Faz inventário do estoque a cada 3 ou 6 meses (balanço)? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE


l) Faz inventário do estoque a cada 3 ou 6 meses (balanço)?

Taí uma coisa que ninguém gosta de fazer, mas que necessariamente ajuda a manter os números de seu estoque confiável. Dependendo do seu nível de controle de estoque (baseado nas questões já colocadas aqui no blog), você pode fazer o inventário geral a cada 3 ou 6 meses. O recomendável é ter uma equipe permanente de controle de estoque, a qual fica responsável em administrar esses inventários e manter o nível de acuracidade próximo a 100%. Essa equipe pode trabalhar os chamados inventários rotativos, que através de cronograma, faz inventários por setor, produtos, fornecedores ou categorias. Essa prática faz com que seus estoques fiquem bem mais confiáveis.

Se isso não for possível, pode-se fazer o inventário geral, que pode ser interno ou contratado no mercado. Tem algumas empresas que faz toda a contagem e entrega os números para a empresa que ajusta seus números no sistema.

Realmente esse procedimento é desencorajador, mas é a única forma de manter confiável o número de estoque e evitar uma compra desnecessária ou falta dela.

O estoque é a base para evitar vários problemas na loja, como ruptura, excesso de estoque, aumento da quebra e consequentemente perda de vendas e clientes.

Programe seus inventários rotativos e mantenha seus estoques atualizados e tenha uma boa gestão de estoque que vale a pena.


Valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário