terça-feira, 11 de outubro de 2016

ONDE O VAREJO DEVE INVESTIR EM TEMPOS DE CRISE? PARTE II

Dando continuidade ao texto anterior, seguem abaixo mais dicas de como melhorar a eficiência de sua empresa nesse momento, onde se procura oportunidades de investimento em tempos de crise:
    1. Reforma de Lojas: Aproveite para executar aquela reforma na loja que já está prevista faz tempo. Uma troca de piso, reforma dos banheiros dos clientes, melhora no açougue, aquele telhado que está com defeito e vazamentos etc.
    1. Rever os Uniformes: Criar novos desenhos dos uniformes dos funcionários. Com um novo visual o cliente vai ficar surpreendido e reafirmar suas expectativas junto a rede.
    2. Rever o posicionamento da rede: O posicionamento do negócio está ligado ao perfil de clientes que você quer receber na loja e define o carro-chefe de suas vendas. Uns utilizam o preço pra atrair, outros o forte é em frios, outros no FLV. E você? Qual o seu posicionamento perante seus clientes? O que os atraem para sua loja? Revigore isso e atraia e fidelize mais clientes.
    3. E-commerce: Você já pensou em vender seus produtos pela internet? Hoje isso é uma tendência muito forte, mesmo alimentos hoje são vendidos pela internet. Existem vários sites que ajudam ao supermercadista a fornecerem essa forma de vendas. Ele, além de aumentar suas vendas, melhora a imagem de sua loja. Agora, para isso, é melhor consultar uma empresa que já tenha tradição nessa forma de vendas. Cuidado para não entrar em armadilhas isso pode te dar prejuízos ao invés de retornos. Busque referente da empresa com outros clientes que o contrataram.
    4. Aquisição de outras redes: Como está seu caixa? Você pode também investir em redes com dificuldades diante desse quadro de crise. Tem sempre alguém querendo repassar uma rede ou loja que não está conseguindo manter. Taí uma oportunidade de crescer abrindo outras lojas. Pra isso, é claro, existe um planejamento de investimento mais cuidadoso. Quem você vai comprar deve ser bem analisado e verificar se realmente compensa.
    5. Troca de ERP: como está seu sistema de ERP de Gestão? Se você está pensando em crescer e seu sistema não deixa, tá na hora de trocar. É claro que o investimento não é baixo, mas nesses momentos talvez seja o momento certo de adquirir uma ferramenta de gestão que te dá uma certa estrutura de informações se você está realmente querendo crescer. Pense nisso e pergunte para o pessoal de TI como está sua ferramenta hoje você pode se surpreender com a resposta.
    6. Self Checkout: Não poderia deixar de falar sobre essa nova ferramenta de autoatendimento que está invadindo os supermercados hoje. Verifique se já está na hora de investir nisso. O investimento também não é baixo, devido aos equipamentos não serem baratos, mas, com certeza, seu retorno é bem rápido.
Bem gente. Vou parar por aqui, nos próximos textos vou me concentrar em assuntos mais específicos pra trazer pra vocês.

Valeu...

quinta-feira, 2 de junho de 2016

ONDE O VAREJO DEVE INVESTIR EM TEMPOS DE CRISE?

Pergunta bem oportuna. Enquanto uns olham para a crise, outros olham para as oportunidades. Todos nós sabemos que as crises no Brasil, assim como no mundo são cíclicas, ou seja, vêm e vão. Não existe crises que perdurem por muito tempo. Assim temos que estar de olho nas oportunidades, por isso enumerei abaixo algumas que certamente você pensou e não teve coragem de aplica-las:
Melhorar sua Eficiência Operacional: É muito amplo falar disso, mas tem alguns pontos que requer atenção e que agora você pode trabalhar em sua melhoria;

     Treinamento de equipe: Tai uma coisa que poucos pensam, mas o treinamento operacional é uma das coisas que ajudam a melhorar, e muito, a eficiência na operação da Loja. Treinar um açougueiro no corte de Carne para ganhar em aproveitamento e reduzir perdas, treinar no manuseio do FLV, treinar na Padaria com o controle de uso de matéria prima e até no manuseio de alimentos no depósito da Loja. Tudo isso além de melhorar a eficiência, ainda colaboram para redução das perdas que diariamente ocorrem.
 
Implementação de processos automatizados; O uso de coletores de dados nos processos operacionais são sem dúvida nenhuma um grande ganho de eficiência operacional. A operação pode utilizar esses equipamentos no recebimento de mercadorias, conferência de preços, controle de rupturas, inventários. Mas é claro... isso deve ter integração ao seu sistema ERP.
 
Reestruturação das gôndolas da Loja: Se você não está satisfeito com o posicionamento das Gôndolas na Lojas esse é o momento de se trabalhar isso. Por exemplo, se você não gosta o FLV no fundo da loja e esse é o seu forte de vendas, aproveite e transfira-o para a frente da loja. Dê uma cara nova para sua loja e surpreenda seu cliente.
 
Cadastro de Clientes: Momento propício para atualizar e cadastrar novos clientes. Cada cliente identificado você consegue identificar qual tipo de produto (revisão do Mix) e qual classe social que sua loja atende.
 
Revisão de Cadastro: Faça uma revisão de margens em seu cadastro, fazendo assim uma adequação. Identifique produtos com margem negativa, produtos para tirar de linha, abra espaço na gôndola para produtos novos, adeque os espaços de gôndola as vendas de cada produto.  
 
Organize seu depósito: Aproveite esse tempo para reorganizar seu estoque da Loja, tenho certeza que vocês vão achar produtos armazenados há algum tempo que deveriam estar na gôndola e não foram expostas. Além de produtos vencidos que estão armazenados inadequadamente.

Gente, vou parar por aqui, há tanto o que se fazer para se preparar para a retomada da economia sem requerer tanto investimento que vou quebrar esse texto em mais de um. Vou publicar por partes. No próximo darei mais dicas a esse respeito.


Valeu...