quinta-feira, 2 de junho de 2016

ONDE O VAREJO DEVE INVESTIR EM TEMPOS DE CRISE?

Pergunta bem oportuna. Enquanto uns olham para a crise, outros olham para as oportunidades. Todos nós sabemos que as crises no Brasil, assim como no mundo são cíclicas, ou seja, vêm e vão. Não existe crises que perdurem por muito tempo. Assim temos que estar de olho nas oportunidades, por isso enumerei abaixo algumas que certamente você pensou e não teve coragem de aplica-las:
Melhorar sua Eficiência Operacional: É muito amplo falar disso, mas tem alguns pontos que requer atenção e que agora você pode trabalhar em sua melhoria;

     Treinamento de equipe: Tai uma coisa que poucos pensam, mas o treinamento operacional é uma das coisas que ajudam a melhorar, e muito, a eficiência na operação da Loja. Treinar um açougueiro no corte de Carne para ganhar em aproveitamento e reduzir perdas, treinar no manuseio do FLV, treinar na Padaria com o controle de uso de matéria prima e até no manuseio de alimentos no depósito da Loja. Tudo isso além de melhorar a eficiência, ainda colaboram para redução das perdas que diariamente ocorrem.
 
Implementação de processos automatizados; O uso de coletores de dados nos processos operacionais são sem dúvida nenhuma um grande ganho de eficiência operacional. A operação pode utilizar esses equipamentos no recebimento de mercadorias, conferência de preços, controle de rupturas, inventários. Mas é claro... isso deve ter integração ao seu sistema ERP.
 
Reestruturação das gôndolas da Loja: Se você não está satisfeito com o posicionamento das Gôndolas na Lojas esse é o momento de se trabalhar isso. Por exemplo, se você não gosta o FLV no fundo da loja e esse é o seu forte de vendas, aproveite e transfira-o para a frente da loja. Dê uma cara nova para sua loja e surpreenda seu cliente.
 
Cadastro de Clientes: Momento propício para atualizar e cadastrar novos clientes. Cada cliente identificado você consegue identificar qual tipo de produto (revisão do Mix) e qual classe social que sua loja atende.
 
Revisão de Cadastro: Faça uma revisão de margens em seu cadastro, fazendo assim uma adequação. Identifique produtos com margem negativa, produtos para tirar de linha, abra espaço na gôndola para produtos novos, adeque os espaços de gôndola as vendas de cada produto.  
 
Organize seu depósito: Aproveite esse tempo para reorganizar seu estoque da Loja, tenho certeza que vocês vão achar produtos armazenados há algum tempo que deveriam estar na gôndola e não foram expostas. Além de produtos vencidos que estão armazenados inadequadamente.

Gente, vou parar por aqui, há tanto o que se fazer para se preparar para a retomada da economia sem requerer tanto investimento que vou quebrar esse texto em mais de um. Vou publicar por partes. No próximo darei mais dicas a esse respeito.


Valeu...