terça-feira, 19 de abril de 2022

CONTRATO FIDELIDADE

 


Olá. 

Vamos falar um pouco de Contrato com Fornecedores ou Contrato Fidelidade. 

Esse contrato, muito comum no Varejo Supermercado, visa obter verbas dos fornecedores para reforçar as parcerias entre as partes. Ambos se comprometem a cumprir os acordos e ambos ganham com isso. 

Esses contratos abrangem aspectos de fidelidade de abastecimento, metas de compras, verbas para logísticas, inauguração de lojas, marketing, verbas fixas para promoções e verbas para não troca. Cada uma delas está ligado a um processo ou evento realizado pelo supermercado que utilizam essas verbas para cobertura de despesas e gastos com certas modalidades. 

As verbas de logística, por exemplo, são utilizadas para pagar as despesas do Centro de distribuição e logística, visto que para o fornecedor é mais econômico entregar as mercadorias no CD do que entregar Loja a loja.

Os contratos devem ser bem administrados, visto que essas verbas acordadas são cobradas normalmente em três modalidades: 

Pagamento em Produtos: O Fornecedor envia o valor acordado em forma de Mercadoria bonificada ou doada. 

Pagamento em desconto financeiro na Duplicata: O fornecedor fornece um desconto na duplicata toda a vez que houver uma entrada de mercadoria.

Pagamento via Boleto ou Crédito em Conta: O Fornecedor faz isso via esses mecanismos de pagamento.

Esse processo deve ser muito bem controlado principalmente pelo supermercado que é o maior interessado. Dependendo do valor envolvido, deve-se eleger um profissional da área Comercial para acompanhar as negociações e recebimentos dessas verbas negociadas. O batimento com os Fornecedores devem ser de tempos em tempos (Trimestral pelo menos).

Todo o processo deve estar no ERP (Sistema Corporativo) do Supermercado, visto que o processo manual pode ter falhas.

Os supermercados conseguem um percentual de 1% a 5% da venda em negociação com os fornecedores, dependendo do tamanho da Rede. Ou seja se o Supermercado fatura 10Milhões pode ter até 500Mil de acordos provenientes dessas negociações. 

Ah. Lembrem-se de que o mercado está em constantes mudanças e o que é negociado hoje pode não ser a melhor opção amanhã, então de tempos em tempos avalie as cláusulas dos contratos e reveja com o fornecedor. 

Valeu...