quinta-feira, 26 de outubro de 2017

d) Possui alguém que controla seus estoques (Gestor)? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE

      d)  Possui alguém que controla seus estoques (Gestor)?

Essa questão é muito importante para quem deseja ter o estoque de sua empresa em ordem e com um nível de acuracidade alto. O que faz o gestor de estoque? Ele é uma peça chave para controlar o estoque e mantê-lo atualizado. Ele será o responsável pelos inventários e responde por todos os problemas relacionados a divergências encontradas neles. É responsável em manter o índice de acuracidade em níveis aceitos para que os compradores no momento que estão elaborando seus pedidos de compras acreditem naquele número que estão vendo de estoque do produto.

Abaixo uma breve descrição das responsabilidades de um Gestor de Estoque copiado do site Infojobs (site de vagas).

O Gerente de Estoque é o profissional responsável por gerenciar a recepção, conferência e armazenagem de produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos.

Um Gerente de Estoque controla e armazena os produtos, gera relatórios, faz levantamento controlando a entrada e saída de mercadorias no estoque.

Está sob as responsabilidades de um Gerente de Estoque gerenciar a equipe de colaboradores que atuam no estoque, acompanhando a rota de distribuição, recepcionar, conferir, armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos realizam os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlando os estoques, distribuir produtos e materiais a ser expedido, organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, gerenciar a rotina de estoque, acompanhar o inventário, verificar o produto rotativo, fazer a classificação e elaboração de relatório gerencial, manter o controle do estoque das lojas, das entradas e das saídas, atuar com o gerenciamento da venda e da compra, mantem contato direto com o fornecedor e o parceiro, atuar com a expedição e com a análise de relatório, lidera, motiva e mantendo um bom relacionamento com a equipe, realizar a transferência de mercadorias entre lojas, acompanhamento das necessidades dos estoques dentre outras atividades, realizar inventários, efetuar auditoria interna, acompanhar processos de recebimento nas lojas, controlar e administrar as atividades de recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, atuar com conferência e etiquetação, transferência de mercadorias, separação de pedidos, elaboração de relatórios e planilhas, acompanhar estoque e realizar cotação e compras de suprimentos em geral.

Ter conhecimentos em logística, armazenamento, controle de estoque e inventários.


Valeu...

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

c) Conhece os indicadores de Quebra de sua empresa? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE

c)      Conhece os indicadores de Quebra de sua empresa?

Eu diria que você só consegue controlar aquilo que você conhece. Essa é uma frase muito utilizada no mundo do controle interno, porém ela também serve quando estamos falando de quebra. Conhecer a quebra no varejo é praticamente saber quanto eu estou perdendo no meu lucro, visto que no demonstrativo de resultado ela afeta diretamente na margem de lucro da empresa.

A quebra está muito relacionada ao estoque. Então posso dizer com tranquilidade que, se você possui gestão eficiente de seu estoque, você pode estar reduzindo seu número de quebra, até sem saber.

A gestão eficiente do estoque, permite você comprar apenas o que está vendendo, dentro de um ciclo normal de vendas de cada mercadoria. Quando você compra muito, você pode ter excesso de estoque e consequentemente quebra por vencimento ou mesmo avarias de mercadorias por elas estarem armazenadas inadequadamente ou por muito tempo.

Conhecer a quebra é saber quanto a loja está perdendo de mercadoria ou deixando de vende-las, consequentemente todo o operacional da aquisição até a venda são perdidos.

Dentro dos processos de quebra estão: O Controle das avarias internas ocasionadas por qualquer motivos como: roubo, vencimentos, avarias por quedas, degustação na loja, mercadorias improprias para vendas, recebimento sem controle adequados (perdas) etc...

Conheça sua quebra e só assim poderá evitá-la.


Valeu...