segunda-feira, 16 de abril de 2018

j) Possui controle das entradas das mercadorias? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE

j) Possui controle das entradas das mercadorias?

Esse assunto é um dos mais discutidos nos Supermercados, devido sua importância no controle de estoque, perdas, quebras. Tudo que acontece no processo de recebimento de mercadoria afeta todos os outros processos do varejo. 

Nesse processo acontece o recebimento de notas fiscais dos fornecedores, que depois de terminado, o sistema utilizado deve atualizar o estoque da mercadoria, efetuar conferência fiscal, conferência física, conferência com o Pedido de Compra, conferência financeira etc. Caso isso não ocorra, os processos posteriores ficam prejudicados. 

Como estamos falando de estoque, isso vai parar na quantidade recebida. Se não há conferência física no recebimento com uma guia cega ou um processo que garanta que as quantidades recebidas sejam realmente as que estão faturadas pelo fornecedor, ocorre uma divergência entre o físico e o fiscal, O sistema atualiza o estoque com base na nota fiscal. 

O processo de conferência de mercadoria deve ser bem controlado para que se garanta a efetiva atualização de tudo o que entra e sai da loja (nesse caso a expedição). Já falamos desse assunto em outros textos do blog. Dê uma pesquisada por aqui...



Valeu... 




terça-feira, 3 de abril de 2018

i) Possui ERP (Sistema) e o utiliza para controlar o estoque? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE

i)      Possui ERP (Sistema) e o utiliza para controlar o estoque?

Taí um dos pontos fortes de seu controle de estoque, o Sistema ERP. Muitas empresas dizem que tem, mas não o utilizam realmente.

Para um ERP funcionar corretamente e dar resultado esperado quanto ao controle de estoque, todos os processos de controle devem estar totalmente implantados e controlados como:

  • Recebimento de Mercadorias
  • Controle de transferências externas (inter lojas) e internas
  • Transferências para produção e consumo
  • Controle de trocas e avarias
  • Baixas das vendas (PDV e Notas Fiscais)
  • Funções de inventário (Geral e Rotativo)


Além de servir de controle dos processos de controle de estoque o ERP deve também fornecer ferramentas e Gestão, como relatórios, consultas e indicadores (KPI´s).

Como está seu ERP hoje? Você tem dificuldades de ter esse tipo de controle? Tá na hora de avaliá-lo, reimplantá-lo ou mesmo trocá-lo?

Não adianta você concentrar esforços para ter um estoque com bom índice de confiança, fazer inventários constantemente e seu ERP no momento seguinte, por falta de rotinas de controle, desmorona todo o seu trabalho. Pense nisso.

Hoje existem muitas ferramentas (ERP) eficazes quanto ao controle de estoque, tenho certeza que você vai encontrar um com a aderência necessária para esse ou outros processos em sua loja.

Valeu...