segunda-feira, 16 de abril de 2018

j) Possui controle das entradas das mercadorias? SÉRIE: CONTROLE DE ESTOQUE

j) Possui controle das entradas das mercadorias?

Esse assunto é um dos mais discutidos nos Supermercados, devido sua importância no controle de estoque, perdas, quebras. Tudo que acontece no processo de recebimento de mercadoria afeta todos os outros processos do varejo. 

Nesse processo acontece o recebimento de notas fiscais dos fornecedores, que depois de terminado, o sistema utilizado deve atualizar o estoque da mercadoria, efetuar conferência fiscal, conferência física, conferência com o Pedido de Compra, conferência financeira etc. Caso isso não ocorra, os processos posteriores ficam prejudicados. 

Como estamos falando de estoque, isso vai parar na quantidade recebida. Se não há conferência física no recebimento com uma guia cega ou um processo que garanta que as quantidades recebidas sejam realmente as que estão faturadas pelo fornecedor, ocorre uma divergência entre o físico e o fiscal, O sistema atualiza o estoque com base na nota fiscal. 

O processo de conferência de mercadoria deve ser bem controlado para que se garanta a efetiva atualização de tudo o que entra e sai da loja (nesse caso a expedição). Já falamos desse assunto em outros textos do blog. Dê uma pesquisada por aqui...



Valeu... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário