sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SUGESTÃO DE COMPRA

Uma das funções muito difícil de ser executada no supermercado é a de Comprador de mercadoria ou Gestor Comercial. O comprador de mercadoria, muitas vezes, tem que apelar para o sua experiência para efetuar uma boa compra.

Ao mesmo tempo que ele tem que ser um bom negociador para garantir o melhor custo na compra, ele tem que se atentar para a quantidade que está comprando para que não sobre (excesso de estoque) e nem falte na loja (ruptura). O bom comprador se preocupa tanto com a compra como com a venda. Um boa negociação e compra eficiente, podem trazer bons retornos para o supermercado.

Acontece que, a maioria dos compradores não possuem informações eficientes com relação aos estoques dos produtos nas lojas e dependem de uma prévia contagem para decidir o quanto devem comprar.  Essa decisão também depende de diversos fatores que influenciarão numa boa compra. Vou citar algumas:

- Confiança no estoque informado;
- Confiança na Entrega da mercadoria pelos fornecedores;
- Cálculo da média de vendas para projeção da quantidade a comprar;
- Períodos em promoção do produto (distorce a média de vendas);
- Periodicidade de visitas do fornecedor.

Hoje existem uma série de ferramentas que auxiliam os Compradores a executar suas atividades que são os Sistemas Comerciais. Eles através dos parâmetros acima e com algoritmos de cálculos fornecem através de sugestão as quantidades que devem ser pedidas para o Fornecedor. Porém os sistemas não conseguem fazer sua função corretamente se não houver uma inserção de informações para esse cálculo. Acaba que o comprador aceita as sugestões dos fornecedores referente as quantidades a comprar que, devido a interesses próprios, podem sugerir quantidades maiores para o pedido de Compra.

Por isso, o uso de uma ferramenta eficaz para gerar a sugestão de compra se torna um fator importante, associado a uma ótima gestão dos estoques da empresa.


Valeu...

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