Uma das funções muito difícil de
ser executada no supermercado é a de Comprador de mercadoria ou Gestor
Comercial. O comprador de mercadoria, muitas vezes, tem que apelar para o sua
experiência para efetuar uma boa compra.
Ao mesmo tempo que ele tem que
ser um bom negociador para garantir o melhor custo na compra, ele tem que se
atentar para a quantidade que está comprando para que não sobre (excesso de
estoque) e nem falte na loja (ruptura). O bom comprador se preocupa tanto com a
compra como com a venda. Um boa negociação e compra eficiente, podem trazer
bons retornos para o supermercado.
Acontece que, a maioria dos
compradores não possuem informações eficientes com relação aos estoques dos
produtos nas lojas e dependem de uma prévia contagem para decidir o quanto
devem comprar. Essa decisão também
depende de diversos fatores que influenciarão numa boa compra. Vou citar
algumas:
- Confiança no estoque informado;
- Confiança na Entrega da mercadoria pelos fornecedores;
- Cálculo da média de vendas para projeção da quantidade a
comprar;
- Períodos em promoção do produto (distorce a média de
vendas);
- Periodicidade de visitas do fornecedor.
Hoje existem uma série de
ferramentas que auxiliam os Compradores a executar suas atividades que são os
Sistemas Comerciais. Eles através dos parâmetros acima e com algoritmos de
cálculos fornecem através de sugestão as quantidades que devem ser pedidas para
o Fornecedor. Porém os sistemas não conseguem fazer sua função corretamente se
não houver uma inserção de informações para esse cálculo. Acaba que o comprador
aceita as sugestões dos fornecedores referente as quantidades a comprar que,
devido a interesses próprios, podem sugerir quantidades maiores para o pedido
de Compra.
Por isso, o uso de uma ferramenta
eficaz para gerar a sugestão de compra se torna um fator importante, associado
a uma ótima gestão dos estoques da empresa.
Valeu...
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