quarta-feira, 23 de abril de 2014

COMPENSA OU NÃO CONTROLAR AS PERDAS?

É uma pergunta muito perigosa. Alguns responderiam imediatamente que sim, enquanto outro pensariam um pouco e talvez diriam que não.

Controlar as perdas exige, antes de mais nada, conhecê-las. Saber qual o índice de perda do Supermercado, para só depois disso pensar no que fazer.

Implantar controles de Prevenção de Perdas exigem procedimentos específicos num supermercado que consequentemente está ligado a pessoas (funcionários), ou seja, aumento da Folha de pagamento e despesas operacionais. Duas coisas que juntas podem afetar a margem líquida do negócio e reduzir os lucros.

Por isso, você deve levar em conta as duas coisas, a perda em si e o custo da prevenção de perdas.

Para se compensar é necessário ter equilíbrio, pois ambos são inversamente proporcional na medida, ou seja, quanto mais investimento em prevenção, menor é o índice de perda em relação as Vendas.

Abaixo um roteiro básico de implementação de Prevenção de Perdas:

  • Identificar as Perdas da Empresa por setor (índices que são criados através de inventários de   estoque); Sabemos que cada setor no supermercado possui um nível de perda diferenciado. Ex: FLV (Frutas, Verduras e Legumes) tem um índice maior que a mercearia. Já Carnes e Frios também são muito problemáticos;
  • Com os indicadores na mão, procurar os setores que mais quebram na empresa e procurar ataca-los primeiro;
  •  A empresa deve treinar e especializar os Analistas de Prevenção para serem responsáveis pelo cumprimento dos procedimentos de controle e apresentação dos resultados;
  • E por fim, acompanhar o desempenho da equipe para gerenciar se a redução está sendo efetivamente alcançada.


Lembre-se, a cada centavo ganho com a prevenção das perdas reflete diretamente no resultado da empresa, ou seja, o valor vai direto para o Lucro (sem IR é claro).

No próximo texto algumas dicas de procedimentos para prevenir perdas...


Valeu...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

PREVENÇÃO DE PERDAS OU PREVENÇÃO E PERDAS

Prevenção de Perdas ou Prevenção e Perdas? A primeira é uma coisa só e a segunda são duas coisas... Prevenção e Perdas (parecem duas coisas).

Na verdade Prevenção de Perdas é uma área do Supermercado ou empresa que vigia e acompanha e implementa novos procedimentos com o objetivo de evitar perdas internamente e externamente. Essa equipe pode ser formada por profissionais especialistas, consultorias ou até mesmo a equipe de segurança patrimonial.

No supermercado pode-se existir muitos tipos de perdas relacionadas a diversos fatores. Vou citar alguns principais deles:

1    .       Roubo de produtos
2    .       Degustação
3    .       Acidentes com queda
4    .       Avaria na entrega
5    .       Mercadoria com data de validade vencida
6    .       Problemas de falta na entrega de mercadoria pelo fornecedor

Para cada caso acima ou outros não citados, existem procedimentos de prevenção que inibem ou até mesmo anulam essas perdas. Esses procedimentos, quando bem seguidos, trazem muita economia para o supermercado, visto que a perda afeta diretamente o resultado da empresa. Em termos de percentuais, 1% de perda é igual a 1% de lucro (sem impostos). Já imaginou? Isso para um Supermercado é talvez 30 % do seu lucro total. Sendo assim, tudo o que você evitar perder reflete diretamente no bolso do negócio.

Agora. Compensa ou não controlar as Perdas? Isso vou falar no próximo texto.


Valeu...