quarta-feira, 23 de abril de 2014

COMPENSA OU NÃO CONTROLAR AS PERDAS?

É uma pergunta muito perigosa. Alguns responderiam imediatamente que sim, enquanto outro pensariam um pouco e talvez diriam que não.

Controlar as perdas exige, antes de mais nada, conhecê-las. Saber qual o índice de perda do Supermercado, para só depois disso pensar no que fazer.

Implantar controles de Prevenção de Perdas exigem procedimentos específicos num supermercado que consequentemente está ligado a pessoas (funcionários), ou seja, aumento da Folha de pagamento e despesas operacionais. Duas coisas que juntas podem afetar a margem líquida do negócio e reduzir os lucros.

Por isso, você deve levar em conta as duas coisas, a perda em si e o custo da prevenção de perdas.

Para se compensar é necessário ter equilíbrio, pois ambos são inversamente proporcional na medida, ou seja, quanto mais investimento em prevenção, menor é o índice de perda em relação as Vendas.

Abaixo um roteiro básico de implementação de Prevenção de Perdas:

  • Identificar as Perdas da Empresa por setor (índices que são criados através de inventários de   estoque); Sabemos que cada setor no supermercado possui um nível de perda diferenciado. Ex: FLV (Frutas, Verduras e Legumes) tem um índice maior que a mercearia. Já Carnes e Frios também são muito problemáticos;
  • Com os indicadores na mão, procurar os setores que mais quebram na empresa e procurar ataca-los primeiro;
  •  A empresa deve treinar e especializar os Analistas de Prevenção para serem responsáveis pelo cumprimento dos procedimentos de controle e apresentação dos resultados;
  • E por fim, acompanhar o desempenho da equipe para gerenciar se a redução está sendo efetivamente alcançada.


Lembre-se, a cada centavo ganho com a prevenção das perdas reflete diretamente no resultado da empresa, ou seja, o valor vai direto para o Lucro (sem IR é claro).

No próximo texto algumas dicas de procedimentos para prevenir perdas...


Valeu...

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