terça-feira, 24 de março de 2015

COLETORES DE DADOS

Um equipamento que está sendo muito utilizado pelo varejo supermercado hoje em dia é o Coletor de dados. Ele serve para coletar informações dos produtos, através do seu código de barras,  e executar uma ação ou operação. Ele pode ser utilizado para auxiliar o operador de loja a realizar uma série de procedimentos sem a necessidade de se locomover a um computador localizado no CPD da Loja ou Depósito. Abaixo algumas funções que pode ser desenvolvidas no coletor de dados:

1. Conferência de entrada e saída de Mercadoria.
2. Auditoria de Preços na Gôndola: Verificar se os preços na gôndola estão iguais aos do PDV ou cadastro e comandar a emissão de etiquetas;
3. Verificação de Estoque de produto para identificação de possível ruptura;
4. Pesquisa de preços no concorrentes;
5. Inventário de estoque.

Existem vários modelos de coletores, um para cada tipo de operação. Existem aqueles para operação de lojas (na área de vendas) e aqueles onde exigem maior nível de segurança num trabalho em ambiente hostil, como um Centro de Distribuição, por exemplo, onde há movimentação de empilhadeiras.

Só lembrando que essas funções do coletor devem ser desenvolvidas em conjunto com o Sistema ERP (Sistema Corporativo) da loja, onde estão todas as informações referentes aos produtos. Para isso deve-se contratar um fornecedor de software que ajudará no desenvolvimento dessa aplicação e efetuar todos os testes nos coletores de dados.

Acredito que as funcionalidades do coletor de dados vão cada vez mais serem ampliadas, visto que a tendência do varejo é melhorar a produtividade e atendimento nas suas áreas de venda, com foco em conquistar o cliente. Os coletores ajudam muito neste aspecto. 

Valeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário