p) A empresa possui equipe de
Prevenção de perdas?
Quebras ou perdas são assuntos muito
discutidos nos supermercados, visto que eles funcionam como um vazamento de
água que não se consegue identificar. Essa quebra impacta diretamente no
resultado da loja, trazendo prejuízos e reduzindo sua margem de lucro. Isso pode ocorrer
de diversas formas: Divergências no recebimento, roubo, degustação na Loja,
queda de produtos, abandono de produtos no caixa entre outros (já falamos desse
assunto no blog).
A função da equipe de prevenção
de perdas é justamente essa, evitar que isso aconteça e trabalhar para que o
nível de quebra seja o menor possível. Ela fica encarregada de implementar
processos para evitar os vários tipos de quebras e perdas que ocorrem nas lojas.
Uma das primeiras coisas que
precisa se fazer é identificar onde as quebras acontecem. Identificar como e
com que tipo de produto que mais quebram. E é aí que a equipe entra.
Ela acompanha os recebimentos,
identificam as trocas e quebras, acompanham os inventários, os cancelamentos de
cupons no caixa, a retirada do lixo, a venda de aparas e até controlam a
entrada e saída de promotores. Sugerem onde devem ser colocadas câmeras, mudanças
de layout da loja, e outros procedimentos que a loja necessite.
O tamanho da equipe vai depender
do tamanho da Loja, pode ser de um ou mais profissionais. E claro, esse
profissional estará subordinado a matriz para ter autonomia de trabalho.
Tenho certeza que assim você
conseguirá reduzir sua quebra.
Valeu...
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