FLV – Como administrar as diferenças
Muito
comum em um Supermercado ter o departamento de Frutas, legumes e verduras.
Embora seja um setor que traz uma boa margem, ele deve ter um tratamento
especial, devido aos produtos serem extremamente delicados e com poucos dias de
giro de vendas. Um setor de HortiFruti tem um giro de aproximadamente 3 dias.
Passou disso é quebra.
A
quebra de um setor de Hortifruti pode atingir números assustadores, chegando a
até 10%, sendo que o ideal seria metade disso. Quais são os principais cuidados
nessa área.
Compras:
O Comprador deve estar atendo a qualidade do produto e comprar apenas o
suficiente para suprir a venda da loja.
Embalagem: Verificar como são acondicionados os produtos. Tipos de embalagem
(Caixas)
Transporte: Como são transportados os produtos até a loja
Recebimento da Mercadoria: Na Loja o papel inicial é do responsável pelo setor no
momento do recebimento da mercadoria. Verificar a qualidade do produto, as
avarias que podem ter ocorrido no transporte, o acondicionamento e a descarga.
Conferir o peso de todas elas. Dependendo da mercadoria elas perdem água e reduzem
o peso, então todas devem ser pesadas. A variação de mercado é em torno de 5%,
pode ser para mais ou menos.
Na loja
o acondicionamento também é muito importante. Deverá ser feita de acordo com o
produto. Há produtos que devem ser colocados no refrigerador, como as
hortaliças, e outros que não tem necessidade disso, como a maioria das frutas e
legumes.
Normalmente
as mercadorias são recebidas pela manhã e já segue para a área de vendas para
ganhar em qualidade, antes da abertura da loja. Quando a loja abrir o setor
está organizado e com produtos brilhantes.
O
transporte interno na loja deve ter seus cuidados também. Como são produtos
sensíveis, qualquer movimentação ou queda pode danificá-los e produzir quebras.
Treinamento com os repositores é obrigatório e ferramentas também, como um
carrinho de transporte adequado a esse departamento.
Outro
ponto que pode comprometer a margem e estoque desses produtos, é a venda. No
Hortifruti existem produtos muito parecidos em sua aparência, como por exemplo,
Laranja Lima e Pera e que possui custos diferentes. Se forem vendidos com
códigos trocados, o supermercado pode aumentar seu número de quebras, bagunçar
seu histórico de vendas e reduzir sua margem. Toda a diferença de estoque só
aparecerá no inventário. Nesses casos reque treinamento tanto do encarregado do
setor, como da operadora de caixa e repositores.
Para
evitar esse tipo de problemas, muitos supermercados adotam algumas medidas para
evitar que os códigos sejam trocados no momento da venda, como:
-
Vender produtos já na bandeja: Exemplo a ameixa importada
-
Vender mercadorias já embaladas em sacos: Laranja lima (aqui já vi várias
soluções, como , etiquetar todas as laranja com o PLU interno, Escrever “L” com
caneta nas laranjas e por ai vai)
-
Treinar as operadoras de caixas tratando essas diferenças.
-
Colocar no display do Checkout a foto do produto.
Cuidando
bem do FLV você trará bons resultados para o seu Supermercado.
Valeu...
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