segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PVPS – Primeiro que Vence Primeiro que Sai

Um dos principais pontos de quebras nos Supermercados é na Operacional especificamente nos produtos vencidos. Para evitar esse tipo de quebra foi criado um conceito para ser trabalhado no chão da loja e depósito que visa reduzir esse montante e reduzir a perda de produtos e até mesmo evitar autuações sanitárias.

A sigla PVPS nasceu desse conceito. Ela significa Primeiro que Vence Primeiro que Sai. Esse conceito visa treinar os repositores e movimentadores de mercadorias a sempre expor o produto com data de validade mais próxima do vencimento. Você já foi no Supermercado e na prática, com certeza, viu esse conceito sem perceber. Quando você vai comprar produtos de laticínios, por exemplo Yogurte, os que estão no fundo da gôndola, normalmente possuem a data de vencimento mais longa dos que estão na frente.

O fato é que os consumidores já conhecem essa prática e acabam buscando os produtos do fundo da gôndola. O pessoal que repõem mercadorias tem que atentar para isso. Não se pode colocar muitos produtos na gôndola com validades diferentes isso cria uma busca que pode avariar a mercadoria. O ideal é que se abasteça a loja apenas quando o produto com validade próxima estiver terminando e é claro o comprador deve comprar apenas o que for vendido considerando a data de validade do lote comprado.

Cabe ressaltar que a compra é muito importante. O Comprador e o recebimento devem atentar para os produtos próximos da validade de não aceitar a entrada deles. Isso contribuiria para a redução das quebras operacionais.


Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário