sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RECEBIMENTO DE MERCADORIAS – “Seja lá o que for cego”

Muitas vezes me deparo com algumas lojas ou redes de Supermercados e encontro vários jargões que identificam uma rotina ou processo dentro das lojas.
Um exemplo é na área de Recebimento de mercadorias. “Espelho cego”,  “Romaneio cego”, “guia cega”, “recebimento cego” etc.
Pois bem. Só pra gente entender. O “Seja lá o que for cego” é um processo que, utilizando relatórios, faz a conferência da mercadoria sem que o conferente tenha acesso à quantidade existente na Nota fiscal, sendo ele obrigado a efetuar a conferência física da mercadoria que foi entregue pelo fornecedor. O Conferente conta a mercadoria e  informa  a quantidade no “Seja lá o que for cego” e informa também a quantidade por caixa e passa a informação para ser incluída no ERP ou, se não tiver nenhum,  para ser conferida por outra pessoa (cruzando com as quantidades da Nota Fiscal).
No caso de conferência via coletor de dados, o próprio sistema já faz a consistência do que está sendo conferido fisicamente com a quantidade da Nota fiscal e acusa a divergência, forçando ao conferente realizar nova contagem física da mercadoria.
Esse é um dos principais processos do varejo supermercados que inibem a ocorrência das quebras, das quais, muito acontecem no Recebimento, como a falta de produtos.


Valeu. Se você tiver alguma sugestão... Me envie por e-mail. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário