Primeiramente o que vem a ser
bonificação: Ela é uma forma de gratificação para um atingimento de meta ou
produtividade. Ela pode ser dada de várias formas, em dinheiro, produto, viagem
etc.
A Bonificação, no contexto de
supermercados, surgiu como uma gratificação do Fornecedor para um pedido de
compra colocado e ela variava de acordo com a quantidade comprada. Ex: Se
colocar um pedido de 100 unidades do produto ‘X’ o fornecedor lhe dá uma
bonificação de 10% do mesmo produto.
Com o passar do tempo, as bonificações
passaram a ser quase que obrigatórias e os supermercados passaram a exigir
também dos fornecedores que não possuíam esse recurso, principalmente as
grandes redes de Varejo que tinham maior poder de negociação junto aos
fornecedores.
E as bonificações que eram apenas
em produtos passaram a ser oferecidas ou exigidas também em dinheiro, como
“Verbas Comerciais”.
Hoje existem alguns tipos de
bonificação que estão praticamente institucionalizadas
no Varejo Supermercadista: Bonificação por Pedido de compra, por meta de venda,
por meta de compra, por crescimento etc.
O maior problema encontrado pelos
Supermercadistas é como controlar e receber essas bonificações que acabam se
tornando “promessas” do Fornecedor que nem sempre são cumpridas. A mão de obra
escassa dentro dos supermercados faz com que os Fornecedores se omitam e
simplesmente não cumpram as “promessas” e muitas vezes não são cobrados pelo
supermercado.
O Supermercado deve manter esse
controle na “ponta do lápis”, visto que o montante de bonificações negociado
pode ser de 2% a 4% das vendas de uma rede pequena / média, podendo ser até
maior em uma grande rede. Faça as contas. Compensa.
No próximo texto vou falar de
Verbas Comerciais.
Valeu...
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