Todos os Supermercados possuem em
sua área de venda (Loja) uma variedades de
produtos para serem comercializados, isso chamamos de MIX de produtos. Por que
é tão importante definir o mix de produto para uma loja de Supermercados?
Numa situação ocorrida há algum
tempo atrás, que eu acho que muita gente ouvir falar, uma grande rede de
supermercados abriu sua primeira loja em Osasco e em seu mix de produto
constavam um produto muito difícil de vender que foram os tacos de Beisebol. É
claro que a venda desse tipo de produto não foi um sucesso que eles esperavam
aqui no Brasil. Da mesma forma que acontece com outros tipos de produtos.
A definição do mix de produto
para a venda na loja depende muito do perfil de consumidores que vão comprar
naquela loja. Ou seja, não posso colocar a venda champanhe francesa num local
onde o público é de classe D, por exemplo. É claro que uma loja localizada na
periferia de São Paulo (Classe C e D) não tem o mesmo perfil de consumidor que
uma loja localizada em Moema ou Jardins (Bairros de Classe A). Antes de
determinar o mix da Loja tenho que saber pra quem vou vender. Isso pode ser
feito através de pesquisa. Acerta 100%? Muito Difícil. Pra isso você precisa ir
monitorando os produtos e as vendas e ajustando seu mix buscando essa
adequação. Ou você acha que aquela Rede possui taco de Basebol até hoje no seu
mix de produtos?
Esse trabalho de adequação é de
total responsabilidade do comprador que tem as informações gerenciais
relacionadas às vendas dos produtos.
Por isso muita atenção ao
determinar qual o mix de produtos para
sua Loja e mesmo depois disso acompanhe bem de perto o desempenho de cada
categoria, analisando as vendas e margens alcançadas. Afinal quanto mais
adequado for o mix da loja, mais as vendas acontecem.
Para uma visão mais abrangente de Mix de Produtos deem uma clicada no link abaixo do Sebrae:
Valeu...
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