sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PRODUTOS SIMILARES

Nos Supermercados existem vários entendimentos sobre produtos similares. Alguns dizem que produtos similares são aqueles que possuem a mesma embalagem e só mudam a cor, fragrância ou perfume. Exemplos,  Gelatina, esmalte de unhas ou amaciantes. Outros dizem que o fato de um ou mais produtos estarem na mesma categoria são similares, e ainda há aqueles que tratam os similares como da mesma linha que substituem os outros em vendas. Por Exemplo,  arroz. Se você tem no seu supermercado duas marcas de arroz que satisfazem o consumidor por completo tanto adquirindo uma como outra sem gerar ruptura das vendas então estes são produtos similares.

Esse conceito de Similares é formado muitas vezes pela história da empresa ou por sistemas comerciais que já o trazem como base em seu desenvolvimento, porém em minha opinião, temos que tratar o similar como aquele produto que substitui o outro, como o exemplo do arroz.

Porém, se você tiver uma parceria com o fornecedor como uma forma de não faltar produtos em sua loja, você poderá não só eliminar a ruptura (falta de produtos na área de vendas), como também diminuir a quantidade de produtos em sua área de vendas. Quanto menos fornecedores, melhor a negociação e mais forte as parcerias.

Agora. Atente para o Consumidor, não é porque são produtos similares que você tem que ter apenas um na área de vendas. No mesmo exemplo do Arroz, embora as marcas Tio João e Camil sejam similares, ambos possuem seus consumidores fiéis. Nesses casos a loja tem que ter os dois para evitar a ruptura nas vendas.





Valeu...No próximo texto vou falar sobre Ruptura.

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