Você já foi a um Supermercado
comprar um produto que você está acostumado ou que deseja naquele momento e não
encontrou. Pois é. Se acontecer, isso é
Ruptura. Além de o cliente ser obrigado a partir para outra marca ele pode
simplesmente abandonar a compra e se dirigir a outra loja, daí o prejuízo pode
ficar bem maior para o Supermercado que, além de perder a venda, perde o
cliente também.
Existem três tipos de ruptura. A
Comercial, a Operacional e a de Logística:
Ruptura Operacional: Entendo que ruptura operacional é aquela que a
mercadoria não está na área de vendas, porém existe seu estoque na Loja. Isso
retrata um problema de reposição de mercadoria para a área de vendas.
Ruptura de Logística: Para quem tem uma Central de Distribuição ou
Depósito Central, a ruptura pode ser causada pela falta de abastecimento da
mercadoria para a Loja por alguma deficiência no transporte ou pela própria
ineficiência da Central de Distribuição.
Ruptura Comercial: Significa que a mercadoria não está na área de
vendas e também não possui estoque dessa mercadoria na empresa (Loja e CD). Ela
pode ser causada por ineficiência do comprador ou por problemas de entrega do
fornecedor ou outro motivo.
O Supermercado pode ganhar muito
evitando a ruptura, para isso deve controlar seu estoque treinando seus repositores
e fazendo uma compra eficiente.
Valeu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário